Translate

Antes de Emigrar

           Decidir emigrar não deve ser uma decisão tomada de um dia para outro ou depois de ter sofrido algum contratempo (perda de um familiar ou um ente querido, ser demitido do nosso trabalho, etc.) As situações mais comuns que fazem com que as pessoas decidam sair do seu país e emigrar para o estrangeiro, são aquelas situações onde existem certos problemas de segurança, económicos ou até questões políticas, onde a liberdade dos indivíduos começa a ser questionada. No entanto, antes de começar a pensar em emigrar, devemos considerar se os problemas que temos podem ser resolvidos no nosso país.

           O facto de uma pessoa decidir emigrar, não significa que a partir desse momento os problemas começam a resolver-se. Na verdade, emigrar para outro país envolve uma mudança drástica nas nossas vidas, uma mudança no ambiente que nos rodeia. Tem que se começar a aprender uma nova cultura, novos costumes, em muitos casos uma nova língua. Há ainda que se reaprender a utilizar o sistema de transporte, saber onde fica o mercado, o centro comercial, o hospital, ou qual é o número de telefone de emergência. A migração não só não implica que os nossos problemas possam ser resolvidos ou não mas também que com esta mudança a nossa vida possa ainda vir a piorar. No entanto, se depois de analisar e discutir com a família e amigos, considerarmos que o melhor é emigrar, então devemos começar a planear a nossa viagem.

Emigrar de forma Planeada

           Para emigrar de uma forma mais “segura” é preciso planear a nossa viagem. Evidentemente, quando falamos de planear a nossa viagem, não significa que vamos ter o controlo de todos os factores envolvidos numa emigração, mas que deste modo temos uma maior possibilidade de sucesso neste novo país para onde pretendemos ir.

           Antes de começar a planear a nossa emigração devemos estar conscientes das mudanças que a nossa vida vai sofrer, como o facto de estar longe da nossa família e amigos, alem dos mencionados na secção anterior.

           O planeamento deve começar por responder às seguintes perguntas:

¿Tenho dupla nacionalidade?

           Ter dupla nacionalidade dar-lhe-á a oportunidade de acelerar eventuais processos legais que precise fazer se a sua intenção é emigrar para aquele país onde também é nacional. Além disso, há alguns trâmites que não vai precisar fazer como o pedido de visto. Este seria um país a considerar para a sua emigração a menos que a situação económica, de segurança ou política seja ainda pior.

           Se não tiver dupla nacionalidade, não se preocupe porque isso não é um impedimento para emigrar. Provavelmente terá que proceder a alguns trâmites extras, mas nada que não se possa conseguir.

¿Tenho algum familiar ou amigo a viver em outro país?

           Se tiver algum familiar ou amigo a viver no exterior, é uma oportunidade para aprofundar o seu conhecimento sobre este país. Sua cultura, segurança, oportunidades de emprego, apoio financeiro para estudos, programas bilaterais entre os dois países, etc. Por natureza o homem é um ser sociável, pelo que ter pessoas conhecidas no país para o qual se vai migrar, dá-nos uma sensação de segurança, bem como uma perspectiva mais ampla do país (partilha de experiências), além de termos um suporte para qualquer processo legal  (orientarem-nos a qual instituição ir).

           Se, no entanto, não tem família ou amigos no exterior, não se preocupe porque actualmente a maioria das informações podem ser encontradas nas páginas web ou em blogs como este, que visam informar e partilhar experiências entre pessoas de diferentes partes do mundo.

           Lembre-se que mesmo se não tenha um familiar ou amigo no exterior, quando migrar para outro país pode começar a fazer actividades (desportivas, culturais, educacionais) onde pode conhecer pessoas.

¿Vou migrar para outro país para trabalhar ou estudar?

           Esta é uma das questões mais importantes onde se tem que empregar mais tempo. Se inicialmente está a pensar ir trabalhar, não se feche à oportunidade de fazer alguns estudos como um curso de línguas, uma licenciatura ou pós-graduação, MBA, etc. Além disso, se está a pensar em ir para estrangeiro estudar, também pode considerar a possibilidade  de aí trabalhar.

           Tudo o que possa fazer a partir do seu país, é uma vantagem. Se já tem alguma idéia do país ou países para os quais gostaria emigrar, pode começar por informar-se das universidades e instituições educativas onde possivelmente poderia estudar, ajudas financeiras ou bolsas, portais web para procura de emprego, informação legal sobre procedimentos que devem ser realizados para emigrar (geralmente as embaixadas e consulados têm este informação).

           Se já tiver decidido o país para o qual vai emigrar e pensa ir  estudar, mas não tem os recursos financeiros para pagar os estudos, então tem que começar a aplicar em ajudas financeiras ou bolsas. É provável que as embaixadas e/ou consulados possam ter informações sobre isto. Além disso, alguns bancos muitas vezes fazem empréstimos para estudos a uma taxa de juros mais baixa. Por outro lado, deve procurar informação do processo de inscrição nas universidades e os prazos de execução.

           Se porém, decide ir trabalhar, pode começar por colocar o seu CV nos portais web de procura de emprego e enviá-lo directamente às empresas que estão à procura de trabalhadores. Encontrar trabalho desta forma não é fácil, mas por vezes resulta. As empresas quando estão interessadas na contratação de uma pessoa, o prazo de recrutamento é de algumas semanas ou dias, pelo que, não estar fisicamente no país, pode ser um impedimento para obter o emprego, a menos que o posto de trabalho seja para uma pessoa com umas capacidades muito específicas e únicas ou que seja recomendado por um terceiro. De qualquer forma, sempre é melhor gastar um pouco de tempo para enviar o nosso CV.

¿Tenho algum conhecimento da língua que se fala no país onde pretendo ir?

           Ter conhecimentos da língua falada no país para onde queremos emigrar, é sempre uma vantagem. Dependendo da actividade que aí iremos exercer, terá uma maior ou menor importância. Se pretendemos ir trabalhar em atendimento ao público, ter um bom domínio da língua é indispensável. Se a nossa idéia é ir estudar, ter conhecimentos do idioma também será uma grande ajuda, assim como ter conhecimentos em inglês é certamente muito útil (para uma melhor comunicação com os professores). Em conclusão, se tem a oportunidade de estudar ou praticar a língua do país para onde vai emigrar, não a desaproveite porque pode ser uma das chaves para ter sucesso no exterior.


Para responder a estas quatro perguntas é necessário buscar alguma informação. Quanto mais informação tiver à sua disponibilidade, em relação a programas de estudo, estágios ou trabalho, tanto melhor poderá ser a sua decisão. Neste blog, você vai encontrar muita informação para tomar esta decisão, para além de poder partilhar experiências com outras pessoas que se encontram em diferentes partes do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário